segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Extraordinário - R.J. Palacio


  Extraordinário! O nome é perfeito, se encaixa na história de uma forma fantástica. August Pullman é um menino que nasceu com várias complicações de saúde, passou por inúmeras cirurgias para que fosse possível que ele conseguisse sobreviver, mas mesmo assim passou anos de sua infância entre procedimentos médicos, cirurgias delicadas, aparelhos dentro de sua casa que o ajudavam a viver e por conta de tudo isso August estuda em casa, é claro, isso e o fato de que sua aparência não ser nem um pouco "comum", até que os pais decidem que ele vai á escola. E é aí que começa toda a trama de aprendizagem, amadurecimento, superação e descobertas desse pequeno menino. O Auggie nos encanta do início ao fim do livro, você chora com ele pelo preconceito que ele sofre, se entristece pelas pessoas não olharem mais para dentro dele do que para fora... Mas também se alegra junto quando existe a superação, a amizade verdadeira, o reconhecimento... Na escola ele vai conhecer pessoas boas que irão ajudá-lo a passar por esse constrangimento, com certeza também poderá contar com a ajuda de sua irmã super protetora Via, de seus pais.

  Na escola ele faz um passeio para um tipo de acampamento junto com os colegas e professores, é a primeira vez que ele vai dormir longe dos pais, longe de seu cadelinha Dayse, e apesar do medo ele vai, e lá é onde as amizades irão se mostrar de verdade. O Auggie nos leva em uma viagem de sensibilização, quebra de preconceitos, que não consigo descrever em sua totalidade, tamanha foi a emoção que senti e sempre indico esse livro para TODO MUNDO (não é brincadeira rs). Inclusive por ser um livro que nos ensina tanto sobre como quebrar preconceitos, respeitar o outro e etc, acho que deveria ser incluído para as crianças na escola, é uma forma de aprender sobre isso de uma forma  bem simples e que talvez chame mais a atenção das crianças. Se eu tiver que escolher entre meus livros, esse está bem no topo. Quem leu? O que acharam? 
"Não precisamos dos olhos para amar, certo? Apenas sentimos dentro de nós."
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." 

Beijoos :)

4 comentários:

  1. Esse livro é muito bom mesmo! ♥
    Amo esses trechos que você citou.

    Beijos










    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amamos muito neh, Pah? Muito obrigada pela visita :) Beijooos

      Excluir
  2. Livro realmente muito tocante e lindo. Tem bastante tempo que li ele, deu até uma sdds agr. Pensando em pegar pra reler *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amooo demais o August, é meu livro favorito! Já o reli, de tanto que gostei!

      Excluir