segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Volte para mim- Paola Aleksandra


Sinopse: Aos dezesseis anos, Brianna Hamilton fugiu da Inglaterra para a Escócia, abandonando sua família e as obrigações como herdeira de um duque. Em meio aos prados escoceses, a jovem encontrou refúgio e descobriu mais sobre a mulher que desejava ser. Mas, onze anos após a fuga, uma dolorosa verdade fará com que ela deseje nunca ter partido.
Voltar será como relembrar o passado, a fuga, o medo e as escolhas que precisou fazer. E, enquanto luta para reconquistar seu lugar junto à família, Brianna precisará superar Desmond Hunter, melhor amigo e primeiro amor, que anos atrás ela escolheu deixar para trás.
Volte para mim é um romance arrebatador sobre recomeços, sentir-se inteira e, acima de tudo, confiar no amor.


           Inspirador para mim é a palavra que chega mais perto da definição desse livro; foi a emoção que mais senti durante a leitura. Minhas expectativas estavam bem altas já que esperei bastante pelo livro da Paola, já leio o blog dela há bastante tempo e mal podia esperar para ler o seu primeiro livro e não me decepcionei nem por um instante.
         Brianna Hamilton é a nossa protagonista, uma mocinha cheia vontade de descobrir mais sobre a vida, sobre ela mesma, cheia de coragem, e que nos inspira demais. Desde pequena ela sonha em conhecer a terra natal de sua mãe - a Escócia - que permeia as histórias lindas que ela conta da sua infância para as filhas. Depois de uma descoberta que abalou seu coração, Brianna resolve fugir para a Escócia em uma jornada de auto-conhecimento e para descobrir onde é seu lugar no mundo.
“Todos carregamos culpas e ressentimentos. Quando alimentamos a dor, ela cresce, nubla nossa visão e torna nossos dias mais e mais solitários. Mas, quando aliviamos o fardo, seja perdoando o passado ou compartilhando nossos medos com alguém que amamos, a vida fica mais leve. Os problemas, as dores e as mágoas sempre existirão. Assim como nossa capacidade de superar as dificuldades da vida e seguir em frente.”
        Voltando depois de 11 anos, ela terá de se reconciliar com sua família, seu melhor amigo Desmond, perdoar e pedir perdão, recomeçar ao lado daqueles que tanto ama. Pode não ser uma jornada tão fácil descobrir quanto todos sofreram com sua partida, mas com certeza o amor pode dar uma chance de perdão e cura.
        É importante dizer que o romance tem uma parte especial e necessária, mas que o foco não se encontra nesta âmbito e sim no crescimento pessoal da protagonista, porém é bonito ver como o amor dos dois vai superar as coisas do passado, apesar dos maus entendidos e das mágoas, eles irão encontrar juntos o recomeço que o coração deles anseia.
“Tudo depende de uma única escolha: prender-se ao passado ou lutar por um novo futuro”. 
“— Ora, milady, não tenha fé no futuro, mas no amor que a trouxe até aqui. Nenhuma força no mundo é capaz de destruir aqueles que se amam verdadeiramente.”
        Uma relação que achei muito bonita foi de Brianna e de sua irmã Malvina e de como foi essa reconciliação, como diz a Paola: "me deixou com um sorriso bobo no rosto" rs. Outro ponto que me agradou MUITO foi a riqueza de detalhes, das flores, da floresta, das cores, e etc,  foi um dos pontos que me deixou com uma quietude no coração, imaginar aquele lugar, aquela paisagem, aquele lar. Eu amo descrição, amei a descrição dos lugares e de tudo, mostra o quanto nossa autora estava escrevendo com amor e inspiração.
         Ver a personagem recomeçando sua vida ao lado da família, seu crescimento pessoal e vê-la descobrindo seu lugar é lindo e nos mostra a força da mocinha, de encarar o que vier sem perder sua delicadeza e amor.
          A leitura flui muito bem, eu acho que leria até mesmo a lista de compras da Pah, de tanto que amo o que ela escreve! (risos) Acompanho ela a alguns anos e estava muito ansiosa para ler o livro e não consigo dizer quanto amei, o quanto foi inspirador para mim (como disse inspirador é a palavra). Paola está de parabéns pela sua estréia e que venham outras histórias tão lindas quanto esta; histórias que carregam um pouco dela e que mostram o que ela tem para oferecer que é muita fé, amor, amor á família, amor pela escrita, enfim. Que experiência maravilhosa foi ler Volte para mim!
"... uma casa é construída com pedras e madeira, enquanto um lar é edificado no amor e no respeito."
Paola Aleksandra em sua primeira Bienal do livro como autora